HomeGatosComo cuidar de um filhote ou de um gato adulto

Como cuidar de um filhote ou de um gato adulto

Existem várias fatores que contribuem para o bem-estar do gato, e atendê-lo devidamente desde o primeiro dia garantirá que ele seja saudável e se adapte bem ao novo lar.

Itens importantes

Quando levar o gato para casa, você precisará do básico. A lista inclui:

  • Caminha: cama confortável onde o filhote ou o gato permanecerá confortável e seguro. Levante-a do chão, de preferência, em algum lugar onde o filhote vá se sentir seguro, longe de eventuais correntes de ar ou áreas onde haja passagem intensa de pessoas.
  • Caixa de areia: ela precisa ser funda o suficiente e ter uma pá pequena para remover as fezes, mas não muito funda a ponto dos filhotes não quererem usá-la.
  • Tigela de água: Uma tigela de água fresca deve estar sempre à disposição do gato. Fontes de água são uma alternativa a tigelas porque os gatos são especialmente conhecidos por gostarem do movimento e isso os incentiva a beber mais.
  • Tigela de comida: você deve ter uma tigela pequena para ração, colocada longe o suficiente da tigela de água para evitar que ela fique suja. Como alternativa, será possível introduzir um comedouro quebra-cabeça, especialmente se você tiver um gato de ambiente interno, para estimulá-lo mentalmente e fisicamente, suprindo o instinto de caça natural. Com esses quebra-cabeças, é necessário um período de transição para o gato aprender como faz para usá-los.
  • Uma árvore para gatos: um acessório divertido e útil para o gato e que permitirá que ele arranhe, escale e se esconda com segurança, além de contribuir para o seu bem-estar positivo respeitando os instintos naturais.

É recomendável comprar mais de um de cada item e distribuí-los pela casa para dar opção ao gato e permitir que ele encontre um espaço quieto longe de visitantes ou ruídos altos, caso precisem.

Ambiente

O ambiente é uma parte importante da saúde e do bem-estar do gato. Um ambiente favorável é aquele onde o gato pode ser socializado de maneira segura sem muitos problemas e o ajuda a se acostumar com as pessoas e as coisas ao seu redor.

Mesmo muito jovem, o gato vai organizar e marcar o território. É onde ele vai dormir, brincar, caçar, alimentar-se, esconder-se, escalar e ser acariciado. Na casa, o gato organiza a vida em quatro áreas diferentes que você precisa respeitar para evitar problemas de comportamento, especialmente para gatos de ambiente interno.

  • Áreas de alimentação: elas devem ser quietas, longe da caixa de areia e da área de alimentação humana. É melhor evitar usar a sala de jantar ou áreas onde ele possa ser perturbado e permitir que o gato tenha muito espaço ao comer.
  • Área de descanso: o lugar vai variar ao longo do dia, dependendo da luz solar e das fontes de calor. Por natureza, os gatos gostam de dormir no alto, e normalmente escolhem o ponto mais confortável para eles. Por isso, certifique-se de que eles tenham bastante espaço livre para escolher.
  • Área de limpeza: a caixa de areia deve ser colocada em algum lugar quieto e permanentemente acessível pelo gato, longe da tigela de comida e de lugares onde haja passagem intensa de pessoas. Tome cuidado para evitar qualquer estresse: sabe-se que os gatos não utilizam a caixa de areia por ela ser deixada ao lado da máquina de lavar roupa. Recomenda-se pelo menos uma caixa de areia por gato, mais uma reserva, para oferecer a cada gato muitas possibilidades e evitar esses problemas.
  • Área de brincar: este é o maior espaço de estar e lazer do gato. Esse deve ser um lugar onde ele possa correr, se esconder ou subir mais alto. As árvores para gatos são acessórios excelentes para estimular essa atividade e ajudar na saúde e no bem-estar do gato.

Exercício

Os gatos que ficam em ambiente interno precisam de muita atividade para continuar fisicamente e mentalmente estimulados. Isso significa:

  • Muitos brinquedos, trocados de tempos em tempos para mantê-los interessados, coisas para escalar e se esconder, além de brincadeiras regulares com a família todos os dias
  • Como se lambem mais e tendem a ser mais sedentários, os gatos em ambiente interno, especialmente aqueles de pelo longo, precisam de um dieta capaz de ajudar nas bolas de pelos e que reflita os níveis de atividade mais baixos
  • Você pode não receber bem os rasgos deixados pelo gato na mobília ou nas paredes. No entanto, o arranhar é um comportamento natural e é importante oferecer ao gato lugares para expressar isso. Planeje ter pelo menos um arranhador

Alimentação

Em gatos domésticos, a ingestão de alimentos depende de vários fatores. Os gatos preferem comer em um espaço calmo, longe da vista e dos predadores, com uma rota de fuga clara.

Somente alimentos de alta qualidade, preparados especificamente para gatos, podem ter a garantia de oferecer todos os nutrientes de que eles precisam para se manter saudáveis, independentemente da idade, da raça, do estilo de vida ou das sensibilidades.

  • Embora nos beneficiemos da variedade em nossa dieta, variedade frequente e contínua não é indicada para a digestão do gato
  • Os comedouros quebra-cabeça são uma maneira excelente de entreter mentalmente o gato e estimulá-lo a trabalhar pela comida e a exercitar os instintos de caça.
  • O comportamento de caça tem um grande papel em como os gatos comem, e é por isso que eles tendem a fazer várias refeições pequenas ao longo do dia, em vez de uma ou duas grandes
  • Os gatos têm uma exigência muito alta de proteína, inclusive de vários aminoácidos essenciais, um dos quais é a taurina, encontrada naturalmente apenas em tecido animal.
  • A gordura é uma fonte de energia importante para gatos, com uma proporção maior de calorias diárias oferecidas por gorduras do que é recomendada para humanos.
  • Os gatos também têm exigências muito particulares de vitaminas e minerais, como vitamina D, que só pode ser obtida pela dieta
  • Como recém-nascido, o trato digestivo do filhote estava perfeitamente adaptado para digerir leite formulado especificamente para filhotes, mas as capacidades digestivas vão mudar e, quando chegar à idade adulta, ele não conseguirá mais digerir lactose.

Cuidados com higiene e beleza

Além de boa aparência, uma pelagem escovada contém menos pelo morto, o que significa que há menos pelo disponível para ser removido pelo seu gato durante os cuidados com higiene. Isso tem seus benefícios, pois a atividade de higiene constitui em média de 30% do tempo de seu gato, isso leva à ingestão de pelo solto, resultando em bolas de pelos e, às vezes, em problemas digestivos.

  • Gatos com pelos mais longos, como o Persa, exigem uma escovada diária e cuidadosa do pelo.
  • Em gatos de pelo curto e liso (como o Siamês ou o Abissínio), às vezes, alguns movimentos firmes com a mão é tudo o que precisam.
  • Passar uma escova macia na pelagem pelo menos uma vez por semana é recomendado no caso de pelagem de comprimento médio ou pelos com subpelo espesso (como no Maine Coon ou Exótico).

Dental

A boa saúde oral começa quando seu filhote é pequeno.

  • Quando eles chegarem em casa, os filhotes ainda terão dentes de leite. Esses dentes de bebê são bem frágeis, então o croquete precisa ser mais macio e mais fácil de quebrar do que para gatos mais velhos.
  • Alguns alimentos úmidos foram especialmente formulados para filhotes com uma excelente textura e adaptados aos dentes sensíveis
  • A escovação dos dentes é o melhor cuidado oral existente, e é recomendável usar uma escova de dentes especial para gato e uma pasta de dentes veterinária.

Saúde

A saúde e o bem-estar do seu gato envolvem uma ampla variedade de fatores, de vacinações preventivas e medicações ao seguro de saúde e até mesmo a escolha de realizar ou não a castração de seu pet. Alguns desses custos são isolados e outros precisam ser considerados como parte de um orçamento contínuo, juntamente com uma nutrição e com os cuidados com higiene e beleza.

  • Os gatos são rotineiramente vacinados contra o vírus da panleucopenia felina, herpesvírus felino e calicivírus felino. O ciclo de vacinação consiste em duas injeções, com intervalo de três a quatro semanas. Seu gato pode já ter recebido a primeira injeção antes de chegar até você, já que a primeira dose pode ser administrada a partir da idade de cerca de nove semanas.
  • O microchip é a inserção indolor de um microchip sob a pele do pescoço, e significa que qualquer médico-veterinário ou organização de resgate de gatos poderá fazer a leitura do chip com um scanner portátil. Seu médico-veterinário pode realizar o procedimento em qualquer uma das visitas de rotina
  • É importante evitar que o seu gato contraia pulgas, vermes ou carrapatos. Um bom criador terá iniciado um programa antiparasitário desde o início da vida do gato e a maioria dos centros de resgate também iniciará um bom regime de tratamento contra parasitas e pulgas para todos os animais sob seus cuidados. É importante que você pergunte à pessoa de quem está recebendo seu gato quais tratamentos seu novo gato recebeu no passado
  • A castração é uma das decisões mais responsáveis que todo tutor de pet pode tomar. Os gatos são tradicionalmente castrados a qualquer momento a partir dos seis meses
  • É importante organizar check-ups anuais com seu médico-veterinário para ajudar a evitar problemas de saúde e monitorar o peso e as alterações comportamentais

Treinamento

A maior parte da educação do filhote ocorre durante os primeiros seis meses de vida. A maior parte do comportamento é adquirida nos primeiros três meses, graças ao papel predominante da mãe e dos irmãos.

Isso significa que quando você traz um gato para casa, você tem uma contribuição limitada na educação básica dele, mas você ainda tem responsabilidades. Seu trabalho é completar o treinamento em seu novo ambiente e controlar o comportamento indesejável.

Seguro

O seguro oferece a tranquilidade que você será capaz de prover o cuidado que seu gato precisa, se acontecer uma crise.

As seguradoras de animais de estimação oferecem diferentes níveis de cobertura, e os preços variam de acordo com a idade, raça ou tamanho e tipo do seu gato, bem como com a sua localização.

Encontre a cobertura certa para você e seu filhote:

  • Usando a internet para comparar pacotes
  • Pergunte ao seu médico-veterinário
  • Procure em revistas para pets

Pode ser difícil, a princípio, preparar-se para todas as coisas necessárias para cuidar do seu gato adulto ou filhote, mas, ao iniciar adequadamente, você os ajudará a se adaptar à nova casa e a manter uma vida feliz e saudável.

Fonte: https://www.royalcanin.com/br/cats

 

Leave a comment