Seu cão em fase de envelhecimento precisa de cuidados específicos agora que pode estar sofrendo de problemas articulares, dentais, cardíacos ou renais. Aprenda aqui como exercitar, alimentar e cuidar do seu cão que está envelhecendo.
À medida que seu cão envelhecer, você começará a notar mudanças físicas e comportamentais que devem ser resolvidas se quiser que seu cão continue a ter uma boa qualidade de vida. Existem maneiras simples de fazer isso, desde exercícios até dieta.
Como raça e tamanho afetam o processo de envelhecimento
Nem todos os cães têm a mesma expectativa de vida; isso depende de genética, estilo de vida, raça e tamanho. Cães menores, com menos de 10 quilos, vivem cerca de 12 anos, enquanto cães maiores com mais de 45 quilos tendem a viver cerca de 7 a 8 anos. O processo de envelhecimento também começa mais cedo em cães maiores e, portanto, cada cão pode ser considerado idoso em uma idade diferente.
Cada raça e tamanho de cão tem problemas específicos relacionados à idade. Por exemplo, cães pequenos geralmente sofrem problemas cardíacos. A dieta do seu cão deve levar em conta essas diferenças e fornecer a combinação específica de nutrientes para apoiar seus desafios de saúde.
Evitando o estresse no cão que está envelhecendo
Uma das considerações mais importantes ao alterar a rotina do seu cão é não causar estresse desnecessário. À medida que os cães envelhecem, eles podem apresentar alterações comportamentais, como incontinência, mudanças nos hábitos de sono e diminuição da interação com os donos. Mudanças inesperadas ou rápidas em sua rotina podem exacerbar esses problemas; portanto, faça os ajustes gradualmente.
Como exercitar seu cão em fase de envelhecimento
Os problemas cardiovasculares podem começar a afetar os cães mais velhos, reduzindo o débito cardíaco. O nível de atividade precisa corresponder a essa capacidade reduzida; caso contrário, pode resultar em dificuldades cardíacas.
Problemas de osteoartrite e nas articulações são comuns em cães idosos e podem ser agravados se o cão estiver com sobrepeso. Talvez você queira instalar uma rampa se o seu cão estiver com dificuldade para subir escadas ou um carpete se estiver com dificuldade para permanecer firme em pisos de madeira ou cerâmica. A natação é um excelente exercício para cães idosos, que podem ter problemas nas articulações.
Dieta do seu cão em fase de envelhecimento
As sensações de olfato e paladar podem ser reduzidas à medida que ele envelhece. Mantenha alimentos ou substâncias tóxicas fora de alcance, por precaução.
As necessidades energéticas dos cães mais velhos são cerca de 10% a 20% inferiores à dos cães mais jovens, portanto você pode adaptar o tamanho das refeições para evitar o ganho de peso desnecessário. As rações com menor teor de gordura, mas ainda altamente palatáveis, são uma boa opção para os cães idosos, pois os estimulam a comer, evitando o consumo excessivo.
A alimentação do seu cão em fase de envelhecimento também deve incluir nutrientes específicos para apoiar a sua saúde durante o processo de envelhecimento, como:
- Ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa, que podem apoiar a função cardíaca saudável
- Uma seleção de nutrientes ativos com benefícios demonstrados em prol da saúde das articulações
- Níveis reduzidos de fósforo para apoiar uma função renal eficaz
A saúde do seu cão em fase de envelhecimento
Verificações regulares de saúde são uma forma fundamental de detectar precocemente doenças relacionadas à idade e oferecer o melhor cuidado possível para o seu cão. Você também pode manter o cão saudável em casa por meio da escovação regular dos dentes (para evitar o acúmulo de placas que podem causar gengivite), banhos e cuidados com higiene e beleza.
Alguns sintomas que podem parecer simples sinais de “envelhecimento” podem ser indicadores de doença subjacente, por isso é importante consultar o médico-veterinário se você perceber que a aparência ou o comportamento do seu cão está mudando. O profissional ficará feliz em aconselhar você sobre o melhor curso de ação.
Fonte: https://www.royalcanin.com/br/dogs/