Os profissionais formados em Medicina Veterinária são muito mais do que os “médicos dos animais”. Ainda que a sua atividade mais popular seja preservar a saúde dos bichos, eles também podem atuar de outras formas.
Neste artigo, saiba mais sobre a profissão do Médico-Veterinário e da sua importância na sociedade.
Quem pode atuar como Médico-Veterinário?
Para exercer as atividades de um Médico-Veterinário no Brasil, é preciso portar a carteira profissional concedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ou pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs).
É esse documento que dá permissão para a execução de funções relativas à profissão no país. Por sua vez, ela só é liberada após a conclusão do curso superior em uma das instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou, no caso de estrangeiros, após a revalidação do diploma internacional.
Esses são os requisitos para começar a atuar legalmente como profissional.
O que um profissional formado em Medicina Veterinária pode fazer?
Se o seu único contato com um Médico-Veterinário é quando vai levar o seu amigo de quatro patas para uma consulta, pode se surpreender ao saber que esse profissional tem muitas outras opções de atuação além dos atendimentos em consultório.
Conheça algumas a seguir!
1. Especializações clínicas
A formação em Medicina Veterinária dá ao profissional um conhecimento policlínico — equivalente a um clínico geral na Medicina Humana. Por isso, após o curso, ele pode fazer especializações para atender as demandas específicas dos animais.
Atualmente, o CFMV reconhece 20 especialidades. Entre elas estão:
- Nutrologia;
- Ortopedia;
- Oncologia;
- Oftalmologia;
- Endocrinologia;
- Anestesiologia;
- Odontologia;
- Fisioterapia;
- Nefrologia;
- Neurologia.
2. Saúde pública
O Médico-Veterinário, desde 2011, faz parte da equipe dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), atuando de forma a promover a integração entre a saúde humana, animal e ambiental — tripé da Saúde Única.
Nesses casos, ele trabalha, principalmente, controlando e prevenindo zoonoses (doenças que podem acometer os animais e também os humanos).
3. Inspeção de alimentos de origem animal
Outra possibilidade de atuação dentro da área é na inspeção de alimentos de origem animal destinados ao consumo humano. Neste cenário, a função do profissional é entender se os produtos estão próprios para consumo.
Esse é um trabalho que envolve muita responsabilidade técnica.
4. Indústria de produtos veterinários
Por fim, esses profissionais podem atuar ainda na indústria de produtos veterinários, preparando alimentos, medicamentos e vacinas para os animais.
Por ter conhecimentos de farmacologia, nutrologia, fisiologia, é capacitado para explicar como os elementos funcionam e de que forma os organismos dos pets vão responder.
Além dessas, ainda existem outras áreas de atuação para Médico-Veterinário como na fiscalização em portos e aeroportos, órgãos regulatórios, promoção técnica de produtos e até no marketing.
Gostou de saber mais sobre a atuação do profissional de Medicina Veterinária?
Isso é muito importante para você, que tem um cão ou um gato, pois precisará contar com o auxílio dele para cuidar do seu amigo de quatro patas e também para preservar a segurança alimentar da sua família.
Se quiser dicas de cuidados com o seu animal, acesse nosso blog e encontre informações dos principais assuntos sobre o mundo pet, como vermifugação, sinais de alerta para doenças e curiosidades das espécies.
Fonte: https://vetnil.com.br/blog/medicina-veterinaria-confira-curiosidades-sobre-a-profissao
O Hospital Veterinário Animal Care Ipiranga, possui médicos veterinários especializados para seu pet.
Venha nos visitar ou agende uma consulta caso haja necessidade.
- ACI, Cães e gatos
- cães, cuidados pets, especialidades, felinos, gatos, médico veterinário, saúde pets
- Setembro 26, 2022