Se você está planejando se mudar e quer saber como proteger o seu amigo de quatro patas, reserve 5 minutos e anote algumas de nossas dicas.
Quando se está de mudança, é muito comum que haja um pouco de estresse com tudo o que o momento demanda, não só aos responsáveis pela mudança, mas também aos seus pets. Então, se você está planejando se mudar e quer saber como proteger seu amigo de quatro patas, reserve 5 minutos e anote algumas de nossas dicas:
Antes da mudança:
- Escolha um espaço na casa para que seu pet fique isolado de toda movimentação, pois o barulho, tanto das embalagens, como o movimento das caixas, pode incomodá-lo e deixá-lo muito nervoso.
- Prepare esse espaço e transforme-o em seu refúgio: ofereça todos os elementos necessários para mantê-lo entretido, como os seus brinquedos preferidos ou, no caso dos felinos, o arranhador. Também é importante que você coloque sua caminha no local para que tenha um lugar confortável para descansar.
- Se você tiver um cachorro, aproveite para visitar a casa nova juntos quando saírem para passear, para que se torne um ambiente conhecido e a chegada lá não seja tão estranha.
Durante a mudança:
- Prepare uma caixa com tudo que pertence ao seu pet: cobertor, travesseiros, os potes que ele usa durante suas refeições, seus brinquedos, etc. São importantes porque, graças a eles, ele poderá sentir um “cheirinho familiar” em um ambiente desconhecido.
- A última coisa que você deve levar para a mudança é o seu pet. Desta forma, evitará que ele sinta-se confuso ou ansioso ao observar a chegada de móveis e objetos à nova casa.
Depois da mudança:
- Mantenha as rotinas e o ritmo de vida que tinha antes da mudança: para diminuir o estresse que este novo espaço físico implica, deve-se preservar as atividades do seu animal, seu horário de alimentação, o tempo para passeios, etc. Desta forma, seu pet sentirá menos a mudança e poderá adaptar-se mais rapidamente.
- Estimule seu apetite com o que você sabe que ele mais gosta, como seus petiscos favoritos. Você também pode posicioná-los em diferentes espaços da casa, desta forma, ele poderá explorar divertidamente os diferentes ambientes.
- Preste atenção a qualquer mudança de comportamento e sempre consulte o médico veterinário em caso alterações.
Para finalizar, embora cães e gatos reajam de maneiras diferentes às mudanças, toda essa movimentação envolve situações que facilmente os estressam. Por isso, é imprescindível estar ao lado deles, para que sintam-se seguros e que sua família está a salvo.
- Cães e gatos
- bem-estar pets, cães, cuidados pets, felinos, gatos, mudança, saúde pets
- Outubro 19, 2022