HomeGatosNoções básicas sobre cuidados com higiene e beleza do filhote

Noções básicas sobre cuidados com higiene e beleza do filhote

Garantir que o filhote esteja acostumado a ser tratado desde tenra idade tornará os cuidados com higiene e beleza mais fáceis à medida que crescer. Cada raça de gato tem necessidades exclusivas de cuidados com higiene e beleza e entender isso é a chave para manter o pelo saudável de seu filhote.

Por que você precisa escovar um filhote?

Gatos e filhotes são bem conhecidos por suas habilidades de limpeza e cuidados com higiene e beleza, mas como tutor, há momentos em que você pode precisar intervir e ajudar. Além de apoiar a higiene do filhote, a escovação é uma ótima maneira de se familiarizar com pele, pelo, olhos, ouvidos e dentes saudáveis. Isso permitirá que você reconheça quando algo pode ser motivo de preocupação.

Introduzir cuidados com higiene e beleza no filhote desde jovem pode ser uma ótima experiência de união para você e seu novo animal de estimação. O filhote também vai crescer acostumado a ser tratado, o que tornará esses cuidados menos estressantes para ele, e mais calmo para você no futuro.

Como escovar um filhote

Embora os gatos filhotes possam gerenciar sua própria rotina de cuidados com higiene e beleza, a escovação regular pode remover pelos mortos e o acúmulo de sujeira que de outra forma poderia causar bola de pelos.

O processo de escovação pode começar pela cabeça, movendo-se lentamente primeiro para as patas dianteiras e o peito, depois para as patas traseiras e, finalmente, para a cauda. Sua escova ou pente deve primeiro se mover com a direção do pelo, depois contra, para soltar pelos mortos e detritos.

A frequência apropriada de escovação e as ferramentas necessárias dependerão do tipo de pelagem.

Atenção especial deve ser dada às áreas atrás das orelhas e abaixo do queixo e das patas. Nesses locais, os machucados são mais frequentes e são muito difíceis de descobrir, uma vez formados

Pelo curto

A escovação semanal será suficiente para manter um pelo curto. Primeiro, use uma luva de escovação para massagear suavemente contra a direção do pelo do filhote, removendo qualquer pelo morto, pele ou detritos. Depois disso, use uma escova macia para desfazer os emaranhados.

Pelos longos e médios

Alguns minutos de escovação uma ou duas vezes por semana são adequados para pelo médio, enquanto gatinhos com pelos longos podem exigir escovação diária. Uma escova comum ou um pente de metal com dentes grandes é melhor para remover sujeira e detritos desses tipos de pelagem. Cuidados devem ser tomados com os pentes porque eles vão mais fundo na pele do que as escovas. Isso significa que há um risco maior de irritar a pele. Os sprays desembaraçadores podem ser úteis para ajudar a evitar nós em raças com pelos densos, como Norueguês da Floresta ou Maine Coon.

Como dar banho no gatinho

Dar banho é uma parte importante da rotina de cuidados com higiene e beleza do filhote, principalmente se ele tiver pelagem de comprimento médio ou longo.
Sabe-se que os gatinhos são muito sensíveis, por isso é importante apresentá-los à experiência suavemente, certificando-se de que estejam o mais confortáveis possível em todos os pontos. Isso deve evitar comportamentos negativos ao tomar banho no futuro e reduzir o estresse para o seu filhote.

Como dar banho em um filhote

  • Molhe seu filhote com uma esponja para começar, elogiando-o enquanto você faz isso. Se ele não reagir bem, pare e tente novamente alguns dias depois até que esteja acostumado ao processo
  • Quando seu filhote estiver pronto, dê o banho com água morna e relativamente rasa (na altura dos ombros do filhote quando estiver de pé)
  • Com calma e gentileza, coloque seu filhote na água. Os gatos são muito sensíveis a barulhos altos e movimentos bruscos, e qualquer interrupção pode assustá-los
  • Deixe o filhote se acomodar na água, tranquilizando-o e elogiando-o novamente por seu comportamento
  • Molhe o filhote com cuidado, evitando os olhos e os ouvidos. Massageie o shampoo no pelo, prestando muita atenção ao rabo, ao peito e às pernas
  • Enxágue todo o shampoo jogando água nas costas do filhote. Se você estiver enxaguando a cabeça, é melhor usar uma esponja úmida ou a mão, tomando cuidado ao redor dos olhos

Como secar a pelagem de um filhote

Depois de limpo, retire seu filhote do banho e envolva-o em uma toalha limpa e quente. Dê tapinhas gentis, começando pelo estômago e passando para as costas, a cauda e a cabeça. Se você deseja usar um secador de cabelo, é importante garantir que o ar não esteja muito quente nem muito frio e que o barulho não assuste o gatinho. Nunca direcione o secador de cabelo para a cabeça do filhote. Em vez disso, massageie suavemente a área com uma toalha seca.

Limpando as orelhas do gatinho

Recomenda-se verificar regularmente as orelhas do seu filhote quanto a obstruções, objetos estranhos, vermelhidão, coceira, cortes ou arranhões e odores anormais.

Se as orelhas do gatinho exigirem limpeza em casa, o seu médico-veterinário poderá fornecer uma solução especialmente formulada para uso. Pingue cuidadosamente algumas gotas no canal auditivo do filhote e massageie suavemente a base da orelha. Por fim, remova qualquer resíduo com uma compressa limpa. Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde da orelha do gatinho, entre em contato com o seu médico-veterinário para obter mais orientações.

Como cortar as unhas do filhote

Os gatos filhotes geralmente usam as garras para marcar o território. Para evitar danos causados pelos arranhões, sem afetar o comportamento natural, às vezes é recomendável cortar as unhas deles. Se feito de maneira correta, isso é totalmente indolor para o filhote.

Comece escolhendo um lugar confortável para sentar, com o filhote no seu colo. Segure cuidadosamente as patas do filhote e corte as unhas com tesouras de guilhotina. Corte a ponta branca da garra, mantendo-se bem longe do sabugo, a parte carnosa na base da garra. Se você cortar muito perto do sabugo, corre o risco de causar angústia e sangramento. Se você tiver alguma dúvida sobre quando cortar as unhas do filhote ou quiser uma demonstração, fale com seu médico-veterinário.

Cuidando dos dentes do filhote

É importante que você mantenha a higiene oral do seu filhote, pois tártaro e acúmulo de placas podem levar à perda do dente, gengivas inflamadas e mau hálito. Você pode começar a escovar os dentes do filhote com cuidado assim que a maioria dos dentes de leite tiver nascido. Os dentes permanentes começarão a aparecer aos quatro meses.

Se você tiver alguma dúvida sobre a condição dos dentes do filhote, fale com o médico-veterinário.

Como escovar os dentes do seu gatinho

Para escovar os dentes dos gatinhos, use uma escova de dentes especial para gatos e peça ao médico-veterinário recomendações sobre a pasta de dentes mais adequada para o filhote. Introduza suavemente a escova para que o filhote possa se acostumar com a sensação. Movimentar-se primeiro dos molares, em volta dos incisivos, causa menos desconforto ao seu filhote. Escove cuidadosamente com movimentos circulares, tomando cuidado para não danificar as gengivas.
O Hospital Veterinário Animal Care Ipiranga, possui médicos veterinários especializados somente para felinos. Venha nos visitar ou agende uma consulta caso haja necessidade.

Leave a comment