Pets podem desenvolver doenças articulares ou simples dificuldades de locomoção por diversos motivos — idade avançada, sobrepeso, traumas, entre muitos outros. Nestes casos, o Médico-Veterinário irá indicar terapias adequadas para controle da dor e para ajudar na reabilitação. A fisioterapia para cães e gatos é uma das principais recomendações em muitas das situações.
Neste artigo, entenda mais sobre essa modalidade terapêutica dentro da Medicina Veterinária e saiba como ajudar o seu pet com problemas de locomoção!
Para que serve a fisioterapia para pets?
A fisioterapia é uma especialidade médica que trata e previne distúrbios relacionados aos movimentos do corpo — tanto em seres humanos quanto em pets. Seu objetivo é restaurar a capacidade funcional, controlar a dor que essas alterações causam e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Quando é recomendada a fisioterapia para cães e gatos?
A fisioterapia pode ser recomendada para pets como um dos tratamentos para doenças articulares — que são muito comuns em cães e gatos. Grande parte desses animais irá apresentar condições desse tipo quando forem idosos.
Nesses casos, a fisioterapia para cães e gatos é indicada como uma forma de evitar a evolução dessas disfunções, que têm caráter crônico, progressivo e debilitante.
Além disso, o Médico-Veterinário também pode sugerir essa terapia de forma preventiva ou durante o processo de recuperação de uma intervenção cirúrgica. Cabe ao profissional definir quais das modalidades fisioterapêuticas são mais indicadas em cada situação.
Tipos de fisioterapia veterinária
Há diversas modalidades de fisioterapia para cães e gatos! Elas podem ser aplicadas de acordo com o caso específico do animal. As principais são:
- Cinesioterapia — envolve uma série de exercícios terapêuticos realizados com itens como bolas, pranchas de equilíbrio e pistas de obstáculos;
- Hidroterapia — é realizada dentro da água, o que reduz o impacto sobre as articulações e facilita a movimentação dos pets;
- Eletroterapia — consiste na aplicação de correntes elétricas no local da disfunção, ajudando no fortalecimento do músculo e no tratamento da dor;
- Massoterapia — utiliza de massagem para estimular a circulação sanguínea na região acometida.
Para saber qual modalidade terapêutica é a mais indicada para o seu pet, é fundamental visitar um especialista, já que a fisioterapia para cães e gatos é apenas um dos tratamentos recomendados em diferentes casos de lesões articulares ou neurológicas, como a doença articular degenerativa, a doença do disco intervertebral, a síndrome de Wobbler, entre outras.
No caso da doença articular degenerativa, por exemplo, as articulações começam a perder componentes naturais que são importantes para cumprir a sua função de amortecimento. A perda de tais componentes resulta em danos articulares e inflamação, o que inicia um processo de dor que tende a cronificar, sendo importante um acompanhamento constante e minucioso pelo Médico-Veterinário.
Por este motivo, além da terapia física, também pode ser fundamental associar medicamentos condroprotetores, que vão repor esses elementos essenciais à manutenção e ao bom funcionamento das articulações.
Um dos medicamentos mais indicados nesses casos é o Condroton® da Vetnil, considerado o melhor regenerador articular para pets.
Converse com o seu Médico-Veterinário e saiba mais sobre a ação do Condroton® nas articulações de cães e gatos!
Fonte: https://vetnil.com.br/blog/fisioterapia-para-caes-e-gatos-para-que-serve-e-quando-e-recomendada
Aqui no HOSPITAL VETERINÁRIO ANIMAL CARE IPIRANGA em parceria com A MUNDO À PARTE FISIOTERAPIA E ACUPUNTURA, você encontrará tudo o que seu pet necessita em cuidados, tratamentos e reabilitação do seu melhor amigo.
São mais de 5 anos de experiência no trabalho de reabilitação animal. Com sessões individuais e cheias de carinho e atenção. Marque um horário e venha nos visitar: