De pulgas e carrapatos a deficiências dietéticas, há muitas razões pelas quais seu gato pode estar se mordendo, se coçando ou com irritação. Saiba mais sobre esses problemas de pele comuns e como eles são tratados.
A pele do seu gato é um grande órgão que precisa de micro e macronutrientes para se manter saudável; qualquer fator que interfira na absorção desses nutrientes poderá afetar a pele e a pelagem do seu pet. Felizmente, todos problemas de pele comuns são tratáveis, sejam eles internos ou externos.
Infestação parasitária em gatos
Parasitas que se agarram na pele do seu gato podem causar irritação e desconforto, às vezes causando queda de pelos ou outros problemas visíveis.
As pulgas são um problema incrivelmente comum entre os gatos. Esses pequenos parasitas pousam na pele do gato, que começa a se coçar, se lamber e se limpar para se livrar da irritação. Por sua vez, isso pode causar bolas de pelos, pois o gato ingere quantidades significativas do próprio pelo. Os gatos também podem desenvolver dermatite se desenvolverem alergia a picadas de pulgas, que normalmente ocorre se eles tiverem sido mais expostos a isso. As picadas podem ocorrer dependendo da história individual do gato e da exposição prévia a pulgas.
Os carrapatos acham os gatos quando estes saem de casa e podem se agarrar no pescoço e nas orelhas do bichinho, causando inflamação. Alguns tipos de carrapato são encontrados em plantas em determinadas épocas do ano e podem infestar os humanos e outros mamíferos, como os gatos.
Se você notar que seu gato está se coçando incessantemente e tem muita cera preta na orelha, ele pode ter ácaros da ouvido. Estes vivem no canal auditivo e causam dor de ouvido, o que pode ser muito desconfortável.
Embora o seu gato não fique sempre irritado ou se coçando, a dermatofitose ainda pode causar problemas de pele. Esse fungo microscópico ataca o pelo do gato na raiz, escurecendo a pele e fazendo com que os pelos caiam.
Todas as infecções parasitárias podem ser tratadas com uma combinação de soluções orais, em spray, tópicas e ambientais que o seu médico-veterinário vai prescrever. No caso de pulgas, é importante não usar produtos projetados para cães em seu gato, pois eles podem ser fatais.
A dieta e a condição da pele do seu gato
O pelo do seu gato é composto por 95% de proteína, com o crescimento do pelo e a renovação da pele usando até 30% da ingestão diária de proteínas da dieta do seu pet. Consequentemente, uma deficiência da proteína na dieta do seu gato pode levar a uma má qualidade da pele e da pelagem, incluindo a pele escamosa, fácil queda de pelos, perda da cor, crescimento inadequado do pelo e pelo fino, opaco ou quebradiço.
Se seu gato tiver deficiência de ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 6, você também pode notar problemas como pele oleosa ou seca, e pelo com um brilho opaco. Alguns ácidos graxos essenciais não podem ser sintetizados pelo gato; assim, eles precisam fazer parte da dieta diária.
Dar a seu gato um alimento completo e equilibrado é a maneira mais simples de proteger contra essas deficiências; você também pode dar alimento feito para gatos com problemas dermatológicos, o que vai melhorar a qualidade da pele e do pelo.
A condição da pele de um gato e os fatores de estilo de vida
Se seu gato fica fora regularmente, você pode perceber que ele é propenso a ficar em contato com impactos ambientais que irritam sua pele, como pedaços ou sementes de plantas; lembre-se de remover isso quando seu gato se limpa, para evitar arranhões ou coceira.
Você também pode perceber que seu gato, ocasionalmente, é mordido por outros animais (especialmente se não tiver sido castrado). Essas mordidas podem se tornar abscessos se os germes entrarem na ferida, causando inchaço, pele inflamada e temperatura elevada. Como tratamento, seu veterinário vai fazer uma limpeza profunda da ferida.
Dar banho no seu gato é uma boa ideia, mas tenha cuidado de usar apenas os produtos projetados para gatos, uma vez que eles têm pele mais ácida do que os seres humanos; o xampu humano pode acabar provocando irritações e causar problemas de pele.
Se você perceber que seu gato pode estar sofrendo de um problema de pele, consulte imediatamente seu veterinário: você poderá iniciar o tratamento rapidamente e poupar seu gato de qualquer desconforto adicional.
Fonte: https://www.royalcanin.com/br/cats/health-and-wellbeing/common-skin-conditions-in-cats
O Hospital Veterinário Animal Care Ipiranga, possui médicos veterinários especializados somente para felinos. Venha nos visitar ou agende uma consulta caso haja necessidade.
- Gatos
- cuidados pets, dermatofitose, dieta, felinos, gatos, pele, pelos, saúde pets
- Agosto 15, 2022