Cada gato sofrerá de um mal-estar estomacal em algum momento da vida, mas há muito o que você pode fazer para evitar que sensibilidades digestivas aconteçam com muita frequência.
Embora seja normal para seu gato ocasionalmente sentir desconforto digestivo, não deve ser uma ocorrência regular. Com uma combinação da dieta correta e dos comportamentos de alimentação, você pode ajudar a proteger seu gato contra um mal-estar estomacal.
Os sintomas de problemas digestivos em gatos
Se seu gato tiver um mal-estar estomacal ou outro problema digestivo, alguns dos sintomas mais comuns são vômitos e diarreia. Você também pode perceber que seu gato come menos ou se esforça para comer.
O desconforto estomacal pode ter várias causas subjacentes, incluindo:
- Bolas de pelos, que podem causar obstruções e vômitos
- Ingerir comida humana ou restos da mesa
- Transições de dieta rápidas
- Condições sistêmicas, como hipertireoidismo ou doença renal
- Ingestão de alimentos ou materiais tóxicos
- Parasitas que infectam, não infestam
Prevenindo um mal-estar estomacal no gato com a dieta
Uma das maneiras mais simples de ajudar a proteger seu gato contra problemas digestivos e dores de estômago é dar a ele um alimento nutricionalmente equilibrado. Se seu gato tiver certas sensibilidades digestivas, o médico-veterinário poderá recomendar um alimento específico com nutrientes para auxiliar na saúde digestiva.
Essas dietas contêm fontes de proteína altamente digeríveis, que são fáceis de digerir e absorver pelo corpo do gato. O médico-veterinário pode recomendar uma dieta que é densa em energia, o que significa que seu gato pode comer porções menores para obter os nutrientes e calorias necessários dos alimentos.
Um alimento concebido para auxiliar a saúde gastrointestinal do seu gato também pode incluir prebióticos. Estes encorajam o crescimento de bactérias “benéficas” no trato digestivo do gato.
Alimentando o gato para evitar um mal-estar estomacal
Além de selecionar uma dieta para ajudar a promover a saúde digestiva do seu gato, siga também estas orientações sobre como alimentá-lo.
Evite qualquer mudança repentina na dieta, pois isso pode causar problemas estomacais. Mude o gato para um novo alimento durante uma semana a 10 dias, misturando os alimentos antigos e novos juntos e aumentando gradualmente a porcentagem de novos alimentos a cada dia.
Você também pode dividir a porção diária de alimentos em várias pequenas refeições ao longo do dia. Isso ajuda a evitar o mal-estar estomacal, aliviando a carga de trabalho que uma grande refeição causa em seu sistema digestivo. Deixe seu gato em paz quando estiver comendo; se ele for perturbado, poderá ficar estressados e isso pode resultar em um mal-estar estomacal.
Também é muito importante não dar restos ao gato. Estes podem causar um mal-estar estomacal ou até mesmo prejudicá-los. Chocolate, ovos crus e fígado podem ter efeitos prejudiciais no corpo do gato.
Se você estiver preocupado com a saúde digestiva do seu gato e quiser saber mais sobre as melhores maneiras de apoiá-lo, procure orientação do seu médico-veterinário.
Fonte: https://www.royalcanin.com/br/cats/health-and-wellbeing/preventing-stomach-upset-in-cats
O Hospital Veterinário Animal Care Ipiranga, possui médicos veterinários especializados somente para felinos. Venha nos visitar ou agende uma consulta caso haja necessidade.
- Gatos
- cuidados pets, felinos, gatos, problemas digestivos, saúde pets
- Outubro 18, 2022