A apresentação do seu gato a um novo alimento deve ser feita lentamente, para evitar um possível desconforto digestivo. Siga nosso guia simples de sete dias para facilitar a introdução do gato em uma nova dieta com segurança e cuidado.
Por que você pode mudar a comida de um gato?
Pode haver ocasiões em que você decida que é hora de mudar a dieta do gato. Pode haver várias razões para essa transição, incluindo
- Seu filhote está pronto para passar para o alimento de adulto
- As exigências de saúde do gato mudaram e ele precisa de uma dieta mais específica
- Você deseja fazer a transição para um plano de alimentação úmida, seca ou mista
Hoje em dia, alimentos completos e balanceados adaptados à idade, ao estado fisiológico e ao estilo de vida do gato podem ser dados durante toda a vida, sem risco de deficiência nutricional. Isso significa que os donos de animais de estimação podem ter uma probabilidade cada vez maior de alternar entre os alimentos para gato.
Por que é importante mudar a comida de um gato com cuidado?
A experiência inicial de um tipo de alimento terá um papel importante na criação de preferências alimentares posteriores para os gatinhos. Por esse motivo, é importante descobrir que tipo de alimento o filhote recebeu antes de você o levar para casa. Ele se adaptará a um novo ambiente mais facilmente se a comida for familiar.
Do mesmo modo, durante a vida do gato, qualquer mudança na comida deve ser feita gradualmente. Diante de um novo tipo de comida, alguns gatos podem ser cautelosos. Esse comportamento de evitação é chamado de neofobia. Acredita-se que esse comportamento seja uma espécie de proteção contra a ingestão de alimentos tóxicos ou contaminados. Por esse motivo é melhor apresentar novos tipos de alimentos em etapas e reduzir possíveis fatores de estresse, para evitar aversão ao novo alimento.
Como mudar o alimento do gato
É melhor introduzir um novo alimento no gato com suavidade, durante um período de pelo menos uma semana. Dessa forma, você pode ajudar a evitar distúrbios estomacais, neofobia ou qualquer outra ansiedade no gato.
Comece introduzindo pequenas porcentagens da nova dieta, aumentando gradualmente a proporção até que o gato faça a transição completa para o novo alimento.
Dias 1 e 2 – 75% da comida anterior + 25% da comida nova
Dias 3 e 4 – 50% da comida anterior + 50% da comida nova
Dias 5 e 6 – 25% da comida anterior + 75% da comida nova
Dia 7 – 100% da comida nova
É uma boa ideia manter a rotina de alimentação regular do gato, mantendo os mesmos horários e ambientes de refeições para minimizar as alterações e manter o gato confortável durante a transição para uma nova dieta.
Fique de olho no seu gato
Preste muita atenção ao comportamento do seu gato depois que ele fizer a transição completa para o novo alimento. Isso ajudará você a perceber o quão bem ele está respondendo à mudança – as melhores dietas serão visíveis na aparência, no peso e na qualidade das fezes do seu gato.
O Hospital Veterinário Animal Care Ipiranga, possui médicos veterinários especializados somente para felinos. Venha nos visitar ou agende uma consulta caso haja necessidade.