Você já se perguntou se o seu cão ou gato sente calor? É comum surgir essa dúvida principalmente durante o verão.

Diferente dos humanos, esses animais não têm uma grande quantidade de glândulas sudoríparas pelo corpo, transpirando praticamente apenas pelos coxins, o que não permitiria uma regulação adequada da temperatura corpórea. Então, como saber se eles estão incomodados em dias abafados e de sol mais intenso?

Continue a leitura do artigo para descobrir a resposta para essa pergunta e entenda também o que fazer para proteger a saúde do seu pet nessas situações!

Cães e gatos sentem calor?

A resposta é sim, cães e gatos sentem calor!

Se tratando, especialmente, dos felinos, é comum pensar que esses animais não se incomodam com dias de sol mais intenso já que não são tão chegados à água, certo? Só que, na verdade, eles também sentem quando há elevação da temperatura e até buscam formas de aliviar esse desconforto, procurando os locais mais frescos da casa para descansar, por exemplo.

Já os cachorros, para equilibrar a temperatura corporal, ficam mais ofegantes, com a respiração acelerada, pois é por meio dela que eles alcançam esse conforto térmico, diferentemente dos seres humanos, que transpiram por praticamente todo o corpo. Obviamente, cães também podem buscar locais mais frescos.

Como saber se o pet está com calor?

Para saber se o seu amigo de quatro patas está incomodado com o calor, é importante estar atento aos sinais! Os gatos costumam se lamber com mais frequência que o comum e podem ficar mais desanimados ou letárgicos caso não haja alternativas para regular a temperatura.

Já o cachorro, quando está sentindo calor, pode ficar mais ofegante, pois, como visto anteriormente, é o principal meio que o cão utiliza para regular a sua temperatura corporal. Além disso, observe se nos passeios ele está menos agitado e se está te puxando para caminhar em locais com sombra.

Outro sinal de que o seu pet está desconfortável com a temperatura, seja ele um cão ou gato, é busca por locais mais fresquinhos e gelados para deitar, como:

       • Pisos mais frios da casa;

       • Atrás de plantas;

       • Na frente do ventilador ou do ar-condicionado.

O que fazer para refrescar o seu pet?

Está se perguntando como ajudar o seu pet a se refrescar? Existem algumas ações que você pode tomar para deixá-lo mais confortável com a temperatura. No caso dos gatos, é recomendado:

      • Espalhe potinhos de água pela casa para estimular o seu gatinho a se hidratar com mais frequência;

      • Troque a água com frequência, pois os felinos preferem a bebida mais fresca. O uso de fontes, que mantenham a água corrente, também é recomendado;

      • Escove os pelos do pet;

      • Deixe a casa o mais arejada possível, mas atenção às janelas que não tem rede de proteção. A segurança do seu companheiro está em primeiro lugar!

Já com relação aos cachorros, você pode:

      • Cuidar da hidratação do seu amigo, trocando a água com frequência ao longo do dia;

      • Levá-lo para passear em horários em que o sol estiver mais ameno, como início da manhã e fim da tarde;

      • Deixar a casa mais arejada e reservar locais com sombra para o seu cãozinho descansar.

Lembre-se que cães e gatos, quando sentem calor, perdem água como uma forma de regular a temperatura, ainda que não seja via transpiração. Essa perda de água culmina também na perda de eletrólitos, que são fundamentais para várias funções do corpo. Assim, a reposição de eletrólitos também pode ser recomendada, especialmente em situações de maior perda hídrica, como caminhadas durante dias quentes.

Fonte: https://vetnil.com.br/blog/caes-e-gatos-sentem-calor-saiba-como-identificar

O Hospital Veterinário Animal Care Ipiranga, possui médicos veterinários especializados para seu pet.
Venha nos visitar ou agende uma consulta caso haja necessidade.

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)